Homenagem Eugénio Sequeira

A Associação de Estudos do Alto Tejo, juntou-se à iniciativa promovida por José Manuel Caetano, Filipe Beja, Jorge Palmeirim e João Marques o objetivo da homenagem será colocar um busto do homenageado no Centro Ambiental de Vale Juncalinho da Liga para a Proteção da Natureza em Castro Verde.

Eugénio Sequeira eng. agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia (1961). Foi colocado no Dep. de Pedologia, Estação Agronómica Nacional, 1965, nomeado Investigador Principal em 1981 e passado a coordenador do Dep. Pedologia a partir de 1983. Em 1989 atingiu grau de Investigador Coordenador do ex-Instituto Nacional de Investigação Agrária. No Dep. Pedologia trabalhou no comportamento dos micro-elementos no solo e nas plantas, em problemas de poluição e na distribuição das raízes das plantas. Desenvolveu vários trabalhos sobre a conservação do solo e da água e a sua qualidade, que constituíram temas prioritários nos últimos anos.

Tem sido voz ativa em áreas como a sustentabilidade da agricultura, o ordenamento do território, o combate à desertificação e as florestas, promovendo incansavelmente a sementeira direta como medida de prevenção da erosão do solo e desenvolveu um sistema de recuperação de solos com a injeção em profundidade de lamas de ETAR, que foi premiada no Japão.

Está criado um centro de custos no NIB, Fed. Portuguesa Ciclot. e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), para onde os donativos devem ser encaminhados a partir de 8 de Janeiro de 2021. A verba a atingir são 3.500,00€, logo que atingida encerrarão os donativos. Regulamente os doadores receberão informação sobre o saldo atingido até ao momento.