Encontro Anual das Associações de Defesa do Ambiente – ENADA 2019

A Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente – CPADA, fundada em 1991, é considerada a maior organização ambientalista em Portugal, integrando cerca de 100 associações de defesa do ambiente/organizações não governamentais de ambiente (ADA/ONGA).

No contexto da realização do Encontro Anual das Associações de Defesa do Ambiente – ENADA , que decorreu em Lisboa no dia 29 de novembro de 2019, a CPADA Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente atribuiu o Prémio Nacional de Ambiente 2019 a Miguel Bastos Araújo, reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais no estudo dos efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade.

A quem, aliás, em 2018, tinha sido atribuído o Prémio Pessoa, a maior distinção cultural no nosso país, pela primeira vez entregue a alguém da área do ambiente. Na mesma sessão foi atribuído o Prémio Carreira a Fátima Matos Almeida, cofundadora em 1990 da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, à qual presidiu de 1992 a 2913 e de que é atualmente vice-presidente. Foram ainda atribuídas cinco menções honrosas no âmbito do Prémio Nacional de Ambiente, entre as quais uma à Campo Aberto – associação de defesa do ambiente.

A Associação Portuguesa de Lixo Marinho – APLM, o Agrupamento de Escuteiros 306, de Santa Comba Dão, o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens – RIAS e a Fundação de Serralves foram os restantes premiados. No ENADA propriamente dito, foram abordados temas relacionados com a economia circular e solidária em Portugal, o decrescimento sustentável e a ecologia no ensino. No final do encontro, Miguel Bastos Araújo apresentou uma lição magistral sobre Sustentabilidade para o Século XXI. In http://www.campoaberto.pt/2019/12/10/mencao-honrosa-atribuida-a-campo-aberto/