Açafa Online nº12 já disponível

A sequência inicia-se com três trabalhos dedicados ao património geológico e geomineiro da região, sendo dois do âmbito da actividade do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, referentes ao Barrocal de Castelo Branco e a Toulões, e um terceiro sobre as turquesas da Argemela (Fundão).

A arte rupestre do Vale do Tejo é revisitada no âmbito de uma proposta de valorização que foi desenvolvida mo âmbito de tese de doutoramento recentemente defendida na Universidade de Évora. As bases de jogos em pedra e a sua abordagem matemática são o objecto de um estudo elaborado por dois professores e três alunas do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (Castelo Branco).

Publicam-se dois trabalhos académicos há muito inéditos mas que era pertinente tornar público, um sobre a ocupação romana na área meridional do concelho de Idanha-a-Nova e outro sobre o culto de São Sebastião no sul da Beira Interior.

Em três outros textos recorda-se a destruição da capela de São João Baptista, em Castelo Branco, divulgam-se apontamentos acerca da História do Ladoeiro e apresentase estudo de achados avulsos de moedas antigas, de várias épocas, no Vale do Lucriz, em Vila Velha de Ródão, como indicador da diacronia de ocupação daquele espaço.

Apresentam.se ainda três documentos muito úteis como alerta para o risco de inalação de esporos e intoxicações alimentares com cogumelos venenosos.

Em arquivo, republicam-se em formato digital dois livros anteriormente publicados em formato papel, sobre o culto do Espírito Santo e sobre Saúde Mental, numa abordagem antropológica, ambos referentes à Beira Baixa.

No período correspondente a esta edição (2017-2018) assinalamos a perda de dois amigos, Humberto de Vasconcelos (jornalista) e Henrique Schwartz da Silva (economista). 

AEAT