Projeto Europa no Mundo | Resumo

"Quando em 2017 este projeto teve início poucos sabiam quais eram os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e tinham dificuldade em compreender e alguma resistência em se envolverem neste tema, tanto organizações da sociedade civil, como entidades, decisores políticos e principalmente órgãos de comunicação social. Ao longo destes 3 anos de projeto, fomos alcançando cada vez mais públicos, informando e envolvendo de forma mais ativa as pessoas e organizações para a mudança necessária. Hoje já podemos assistir a debates na televisão sobre os ODS e muito se deveu ao “passa a palavra”, tendo sido o projeto Europa no Mundo um dos principais impulsionadores e é inegável o imprescindível contributo do projeto MESA.


A maior conquista deste projeto foi a mudança na forma de comunicação com as organizações da sociedade civil que pôde ser verificada ao longo destes 3 anos. No início do projeto poucos sabiam o que eram os ODS e como o seu trabalho contribuiu para o alcance das metas impostas pela Agenda 2030. Apesar de todas as organizações já realizarem trabalho nessas áreas, através do projeto, as organizações perceberam a força das suas ações ao utilizar a linguagem dos ODS, permitindo-lhes dar mais visibilidade e influência política. O entendimento de que se todos comunicarem na mesma língua fortalecia-nos não foi um caminho fácil. As organizações da sociedade civil operam com financiamento de fundos comunitários, muitas vezes com poucos recursos humanos e financeiros, conseguir que as organizações nacionais e locais, principalmente as últimas, se envolvessem mais na questão do desenvolvimento sustentável e nos ODS foi um processo demorado, que foi superado por meio do orçamento do projeto que permitiu às organizações Umbrela desenvolverem materiais e ações para seus membros, e o mecanismo de subgranting foi decisivo para o maior envolvimento dos grupos locais.

A segunda maior conquista foi o número de cidadãos informados e envolvidos, por meio de campanhas online, reportagens em jornais e comunicação social, oficinas com escolas e os livros produzidos. Após a experiência do primeiro ano do projeto, concluiu-se que os jovens e as crianças estão mais abertos a ouvir e aprender sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, pelo que no segundo e terceiro ano desenvolveram-se mais atividades e materiais focados neste público-alvo, incluindo uma parceria colaborativa com a Escola Superior de Comunicação Social. Também verificámos que ao organizar eventos, como seminários e conferências, e ao convidar personalidades reconhecidas conseguiríamos atrair mais pessoas, como os 1000 alunos presentes na conferência do Oceanógrafo Charles Moore durante a Semana Europa, e a presença de Ministros na entrega do prémio Carreira ao investigador Miguel Bastos Araújo, que é internacionalmente reconhecido por seu trabalho em alterações climáticas."

 

Pode Ler o Texto na integra neste link.